Auditoria Contábil: o que é e qual sua importância?

A Auditoria Contábil torna-se importante ao empreendedor conforme ocorre o crescimento de sua empresa. No começo, quando a operação é pequena, este controle pode ser feito facilmente, mas com o crescimento da empresa e aumento de sua complexidade a auditoria contábil é essencial.

Esse processo consegue garantir a todas as partes interessadas que a empresa está trabalhando conforme as normas e legislações contábeis, e que os resultados financeiros apresentados pela empresa são verdadeiros.

Para isso, contar com bons auditores que realizem uma auditoria interna com eficiência é um dos passos para manter a verificação de registros contábeis em dia.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que é a Auditoria Contábil, qual o seu exato papel dentro de uma organização, como ela contribui para manter a boa saúde financeira da empresa e como é possível sempre obter bons resultados.

Boa leitura!

O que é a Auditoria Contábil e quais são suas vantagens?

Uma Auditoria Contábil é uma avaliação amostral dos registros financeiros de uma empresa. Essa análise tem a finalidade de garantir que as declarações da organização sejam uma representação justa e precisa da real posição financeira da empresa, evitando, assim, possíveis fraudes e irregularidades na administração financeira do empreendimento.

Essa verificação é essencial para empresas de qualquer área e, exatamente por isso, deve ser parte da rotina da empresa. A auditoria é necessária por muitos fatores, dos quais destacamos:

  • Verificação da confiabilidade geral do sistema contábil;
  • Evitar fraudes, desvios e irregularidades;
  • Aumento da confiabilidade do cálculo dos rendimentos auferidos pela entidade; 
  • Visão de uma imagem real dos ganhos ou perdas incorridos durante o período;
  • Identificação de problemas financeiros.

A Auditoria Contábil pode ser um processo interno, nesse caso, os contadores podem ser tanto especialistas terceirizados quanto profissionais parte do quadro de funcionários da empresa.

Já as auditorias externas são feitas por contadores públicos certificados, que trabalham como independentes de uma empresa ou organização, examinando as demonstrações financeiras preparadas pela administração da empresa ou organização (a auditoria interna).

Em todos os casos, o auditor é figura fundamental para esse processo, que funciona como um exame independente das demonstrações financeiras de uma entidade, com ou sem fins lucrativos, independentemente de seu tamanho ou forma legal.

Vale ressaltar, ainda, que uma Auditoria Contábil não fica restrita aos setores administrativos e financeiros da empresa. 

Ela auxilia na análise de outros setores, como aspectos técnicos, coordenativos e até éticos do empreendimento, uma vez que através da Auditoria Contábil é possível conferir se os dados e as informações da empresa estão sendo atualizados de forma correta e sem fraudes.

Como obter bons resultados na Auditoria Contábil?

A Auditoria Contábil difere-se de outras rotinas financeiras, pois a natureza da responsabilidade financeira significa ter que trabalhar dentro de prazos rigorosos e com um olhar atento aos detalhes.

Para obter bons resultados nas Auditorias Contábeis, algumas dicas e procedimentos podem ajudar bastante. Dentre eles: 

1. Planejar com antecedência

Não espere para pensar na Auditoria Contábil só quando chegar a hora de realizá-la. Dedique um tempo para se preparar adequadamente para a auditoria, para estar disponível durante o trabalho e para se comunicar com os auditores envolvidos no processo.

O planejamento adequado e as expectativas claras ajudarão na preparação da auditoria ao longo do processo de um ano, que é o período frequentemente analisado.

Mantendo os agendamentos e reconciliações atualizados ao longo dos meses, você pode reduzir o tempo necessário para se preparar para a auditoria. 

2. Organizar dados

Crie um arquivo com todos os resultados das auditorias já realizadas. Isso facilita o acesso nos próximos anos pelos auditores. 

Considere, também, a criação de pastas e categorias significativas de transações como dinheiro; receita e recebíveis; despesas e contas a pagar; investimentos; ativos fixos; dívida, etc. Documentos de trabalho que contêm informações confidenciais, como folha de pagamento, por exemplo, podem ser protegidos por senha ou mantidos em um local de rede adequadamente restrito.

Essas pastas com informações facilitam o gerenciamento e o trabalho do contador no momento de realizar a auditoria. Quanto mais desorganizadas estiverem as informações da empresa, mais tempo vai levar a Auditoria Contábil.

3. Usar um software de gestão contábil

Foi-se o tempo em que uma Auditoria Contábil era um processo longo, demorado e extremamente trabalhoso. Hoje em dia, os contadores podem aproveitar softwares de gestão contábil para facilitar o processo e deixá-lo mais rápido.

Os softwares também possibilitam a integração de informações, além de um maior controle, segurança e, principalmente, a obtenção de resultados mais precisos nos cálculos e análises.

4. Compare registros internos e externos

A comparação de registros internos e externos da empresa também ajuda a garantir bons resultados para a Auditoria Contábil. Essa comparação pode ser feita com a verificação de recibos dos fornecedores, informações de registro, análises, entre outros.

Todos os dados e informações devem bater, ou seja, devem ser equivalentes, garantindo que não haja erros ou referências diferentes entre si.

5. Levantamento de riscos

Por falar em erros, qualquer imprecisão deve ser identificada, considerando os aspectos fiscais, documentação e, especialmente, o cumprimento de deveres e obrigações, como encargos trabalhistas, por exemplo.

É importante lembrar que qualquer erro que apareça na Auditoria Contábil pode ser extremamente prejudicial para a estabilidade financeira da empresa. Por isso, o processo deve ser feito com responsabilidade e precisão.

6. Avaliação dos resultados

Manter uma boa comunicação com os auditores durante o tempo da auditoria também é importante. Se ainda houver itens em aberto ao final do trabalho, estabeleça datas para que as informações sejam fornecidas aos auditores. 

Considere, ainda, realizar uma reunião de encerramento pós-auditoria com os funcionários envolvidos para comunicar resultados e solicitar feedbacks.

Conclusão

A Auditoria Contábil é fundamental para manter as finanças de uma empresa em dia, em especial para realizar um exame completo e detalhado dos registros financeiros de uma empresa.

Feita por contadores especializados, a auditoria encontrará possíveis erros e fraudes, além de apontar dados e informações sobre a integridade da empresa como um todo, não apenas sobre suas obrigações financeiras e administrativas. 

Há uma longa lista de razões pelas quais você deve realizar auditorias regularmente, especialmente para conferir que os dados financeiros apresentados pela empresa estão corretos, além de garantir que a empresa cumpra as normas contábeis vigentes, ficando em dia com a legislação.

A utilização de softwares de gestão financeira, a organização prévia de dados e procedimentos, entre outras práticas, ajudam a conseguir bons resultados na Auditoria Contábil.

Ainda assim, é válido lembrar que, para praticar uma boa Auditoria Contábil na sua empresa, é importante ter um bom conhecimento sobre finanças empresariais e sobre o processo da auditoria como um todo.

Neste caso, a NWZ Treinamentos oferece cursos especializados no assunto, com dicas que ajudam a colocar em prática as teorias aprendidas, a fim de ajudar na auditoria do seu empreendimento. Ficou curioso? Então saiba mais sobre nosso Curso de Auditoria e Controles Internos e como ele pode te ajudar nesse processo!

1 Comentário

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *