Curso de Auditoria e Controles Internos


Uma gestão eficaz é resultado de um processo que envolve uma série de atividades. Uma delas é, sem sombra de dúvidas, a auditoria.

Entre uma série de benefícios, ela verifica o cumprimento das regras internas e externas complexas, leis e normas além de verificar se as atividades da empresa estão sendo realizadas de forma adequada, seja no ambiente contábil, financeiro ou operacional ou até mesmo para garantir a não ocorrência de falhas intencionais.

Nesse sentido auditoria tem papel fundamental. Trata-se de uma série de procedimentos estabelecidos, com base no porte, ramo de atividade estrutura física e ambiente que a empresa está inserida, através dos quais, podem-se identificar falhas que tenham sido elas ocasionados por erro ou fraude.

Mas então, como utilizar esta ferramenta tão importante?

Neste mesmo contexto, os Controles Internos tem papel fundamental. Se com a auditoria verifica-se o atendimento as leis e normas, é através dos controles internos que se garante o seu cumprimento. Sendo esta uma importantíssima ferramenta de gestão, através dos controles internos faz-se o monitoramento das atividades, e se estabelecem medidas para monitoramento, controle e gestão das atividades.

Mas como utilizar os controles internos? Qualquer empresa pode utilizar? Existem publicações voltadas à orientação da sua implementação?

Objetivos do curso de Auditoria e Controles Internos:

  • Apresentar os principais conceitos de Auditoria e Controles Internos evidenciar a importância destes mecanismos para uma gestão eficaz e efetiva.
  • Capacitar gestores e colaboradores em geral para utilização das ferramentas de controles internos.
  • Proporcionar a capacitação de profissionais da área contábil para o atendimento das exigências realizadas em auditorias, baseadas nas normas vigentes.

Público alvo:

  • Contadores
  • Profissionais da área contábil em geral
  • Gestores que procuram a melhora da qualidade dos seus procedimentos
  • Profissionais da área de Auditoria, controles internos, compliance, entre outros.

Metodologia:

Aulas expositivas, apoiadas por exemplos práticos, apresentação de slides e exercícios

Conteúdo Programático:

1 Auditoria

     1.1 Para que serve

     1.2 Tipos de Auditoria

     1.3 Interna

     1.4 Externa

          1.4.1 Contábil (completa ou procedimentos pré-acordados)
          1.4.2 Ambiental
          1.4.3 Financeira
          1.4.4 Tecnologia da informação
          1.4.5 Tributária
         1.4.6 Due diligence – fraude

2 As normas NBC TA’s

     2.1 As normas e as etapas de auditoria

3 Norma 700 – Opinião do Auditor

     3.1 Os tipos de Opinião

          3.1.1 Sem modificação
          3.1.2 Com modificação
          3.1.3 Com ressalva
          3.1.4 Abstenção de opinião
          3.1.5 Parecer adverso

4 Controles internos

     4.1 O que é e para que serve

     4.2 Origem

     4.3 Importância para gestão

     4.4 Principais órgãos reguladores

     4.5 O cubo do Coso

Instrutor: Allan Lima

É mestre em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria pela Fundação Alvares Penteado – FECAP, além de Bacharel em Ciências Contábeis. Auditor independente, registrado no CNAI, atua há 15 anos na área contábil como auditor (Experiência em Big 4) e 5 anos, e consultor Contábil. Há seis anos é professor de contabilidade, palestrante e participa de produções literárias para concursos públicos, além de ser contador registrado na Procuradoria Geral de São Paulo e sócio de escritório de auditoria. Seus principais clientes na auditoria: CSN, BMW, Maersk e Vina Concha i Toro.

Carga-horária: 08 horas

Mais Informações sobre o curso de Auditoria e Controles Internos pelo e-mail Atendimento@NWZtreinamentos.com.br ou pelo telefone (11) 3486-7689